Administração Rural nos Tempos de Hoje

Entendendo a Administração Rural

Independente do tamanho de uma família, é de extrema importância mantes o controle dos gastos, compras, reformas, férias, etc. Em uma fazenda e área rural isso não é diferente, é ainda mais complexo. O ato de administrar (controlar, verificar, planejar) é necessário. Em diversas pesquisas científicas da área, foi verificado a necessidade da administração rural para a negócio agrícola.

Prática

Na prática a teoria não é nada diferente: há um aumento de produtividade e rentabilidade considerável com a adoção da administração rural. Para o engenheiro agrônomo Alexandre Nunes Leite Rosas, diversos profissionais já atuam neste segmento, prestando assessoria aos produtores e cooperativas, além das empresas nacionais e compradores internacionais.

Visão do Profissional

“Com custos cada vez mais elevados e necessidades da intensificação da tecnologia e da produção, os produtores precisam de assessoramento que garanta a proteção de eventuais quedas e prejuízos na produtividade ou na venda da sua mercadoria”, afirma Rosas.

Planejamento

Planejar as compras e as vendas, garantindo a organização das etapas de consumo e da oferta dos insumos e produtos envolve também muito planejamento. A isso damos o nome de Administração Rural. Conjunto de atividades que auxiliam na tomada de decisão de seus gestores, com o objetivo de obter maior rentabilidade. A administração moderna das fazendas, ano após ano, acaba exigindo cada vez mais profissionalismo das pessoas envolvidas nos negócios.